segunda-feira, 22 de abril de 2013

GERALDO, O ASSOBIADOR



Nascido em Barão de Cocais - MG aos dezesseis dias do mês de abril do ano de 1954, GERALDO CLEOFAS  DIAS ALVES, chegou à escolinha do FLAMENGO em 1970.
         
         O elegante jogador, que usava a camisa número 8 às costas, foi bi campeão juvenil em 1972/73, tendo sido promovido a titular em 1974. Excelente  domínio da bola, que mantinha presa aos pés e grande driblador, disputou 2 jogos pela Seleção Brasileira, em 1976. Seu último gol atuando pelo MAIS QUERIDO foi contra o Vasco, pela Taça Guanabara e a última partida, contra o Americano de Campos.

         Com o Galinho, tinha uma afinidade que ultrapassava as quatro linhas. Geraldo frequentava a casa da família de Zico em Quintino e era tido pelos pais do camisa 10 como um “filho postiço”. Ou, nas palavras de seu Antunes, “meu filho marronzinho”. Outro grande amigo, talvez o maior, era o meia Carlos Alberto Pintinho, do Fluminense, que o tratava por Gera, e com quem gostava de frequentar bailes e danceterias na noite carioca, nos quais curtiam músicas como “Your Song”, de Elton John, na versão de Billy Paul, a qual o meia rubro-negro vivia assoviando – daí o apelido.

         Brandão,  técnico da SB era grande admirador de seu futebol, o qual considerava superior até ao de Zico, e deu a Geraldo a camisa 10 canarinho nos dois jogos contra o Peru, pelas semifinais da Copa América daquele ano, disputada sem sede fixa, em jogos de ida e volta.

          Até que em 26 de agosto de 1976, calou-se o assovio do nosso grande jogador. Aos 22 anos, o coração de Geraldo parou. Morreu o craque do FLAMENGO.Morreu na sala de operação. Uma simples operação de amígdalas, com anestesia local. E foi uma reação alérgica à anestesia que o matou.
         
          No primeiro jogo após a morte do grande craque, contra o ABC de Natal, o time jogou de calções negros, que não eram usados desde a morte do ex presidente do Clube, Gilberto Cardoso.

         Bem amigos queridos do FLAETERNO, esta é uma homenagem em poucas palavras daquele que foi ao lado do Zico, um craque  da bola, os anos 70 e que deixou-nos precocemente, de quem sentimos muitas saudades.

          Parafraseando o nosso querido amigo, o bom baiano  URUBUROCHA, "Geraldo Assoviador, um Ídolo para sempre."



                                                                      ABRAÇO FRATERNO E FLAETERNO A TODOS.

          
Títulos

[editar]Flamengo
Campeonato Carioca: 1974
Taça Guanabara: 1973
Taça Cidade do Rio de Janeiro: 1973
Taça Rede Tupi de TV (RJ): 1973
Taça Araribóia (RJ): 1973
Taça Doutor Manoel dos Reis e Silva (RJ): 1973
3º Turno do Campeonato Carioca: 1974
Taça Deputado José Garcia Neto (MT): 1974
Taça Dr. Manoel dos Reis e Silva (GO): 1974
Campeão da Taça Associação dos Servidores Civis do Brasil (RJ): 1974
Troféu João Havelange (RJ): 1975
Torneio Quadrangular de Goiás: 1975
Torneio Quadrangular de Jundiaí (SP): 1975
Taça José João Altafini "Mazola" (RJ): 1975
Taça Jubileu de Prata da Rede Tupi de TV (DF): 1975
Taça Nelson Rodrigues: 1976
Torneio Quadrangular de Mato Grosso: 1976
[editar]Seleção Brasileira

5 comentários:

  1. Olá grande rubro-negro Elias srn!! 1º lugar parabéns pela matéria! Geraldo jogava bola com naturalidade alegria, conduzia a bola sem a necessidade de olhar p/ ela, sua passadas longas e seus dribles rápidos era muito difícil para seu marcador, assistir poucos jogos do Geraldo, mais foi o bastante p/ me tornar seu fã, na época era muito difícil jogos transmitido mais como o campeonato carioca era sensação do pais alguns jogos como os clássicos passava p/ nordeste lembro do fla-flu de 1975 onde o Geraldo arrebentou, e ficou marcado na minha mente até hoje como o maior jogador que vi jogar, nem mesmo o nosso rei Zico me convenceu a tirar esse registro da minha mente, Flamengo uma paixão eterna! Geraldo assoviador um ídolo para sempre!! Obrigado Grande rubro-negro Elias pelo registro. SRN!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, amigo Rocha !!! Geraldo era um jogador diferenciado, elegante na condução da bola, quase empre presa aos seus pés, passadas largas, como poucos. Jogava de cabeça erguida. Quanto ao seu agradecimento, não aceito !!! (rsrs) Sou eu quem tem de agradecer por ter amigos como vcs todos do FLAETERNO !!! ABÇ E SRN

    ResponderExcluir
  3. Saiu como anônimo Rocha, errei ao publicar. ABÇ E SRN, Elias C. Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Grande amigo rubro-negro Elias SRN, coloquei meu comentario pelo face agora ficou no lugar certo rsrsrs abçs!!

      Excluir